Pelo planeta...

Todos sabemos da importância da preservação ambiental. Mas as falhas da educação não nos permite perceber o quanto poderosa é nossa participação enquanto indivíduos na preservação ou destruição do planeta. 

 

Muito se fala hoje em dia sobre a importância da reciclagem. Diversas cooperativas de reciclagem surgem nos grandes centros urbanos numa tentativa singela do homem de rever sua destrutiva participação no meu ambiente. Todos os dias nossas crianças são educadas nas escolas de todo o país a respeito da importância da preservação da natureza. Aprendem a separar o lixo para reciclar, aprendem a economizar água, mas não aprendem sobre a ligação que há entre o consumo de produtos derivados de animais e a destruição do meio-ambiente. 

 

Notoriamente percebemos, então, que essa desinformação apenas existe e é mantida porque esse é o interesse defendido pelas grandes corporações que lucram muito com a degradação ambiental. 

 

Um relatório (link em inglês) da Organizaçao das Nações Unidas de 2010 afirma que uma mudança global para uma dieta vegana (livre do consumo de carnes, queijos, leites e e ovos) é vital para salvar o mundo da fome e dos piores impactos da mudança climática. A previsão é de que a população mundial chegue a 9.1 bilhões de pessoas em 2050 e a demanda por carne e laticínios é insustentável" , diz o relatório do programa ambiental da ONU (UNEP).

 

A agricultura, particularmente a produção de carne e laticínios, é responsável pelo consumo de cerca de 70%  da água doce do mundo, 38% do uso de terra e 19% das emissões de gases que causam o efeito estufa.

 

Diz o relatório: "Espera-se que os impactos da agricultura cresçam substancialmente devido ao crescimento da população e o crescimento do consumo de produtos animais. Ao contrário dos combustiveis fósseis, é difícil produzir alternativas: as pessoas têm de comer. Dessa forma, entendemos que uma substancial redução dos impactos somente seria possível com uma mudança da dieta humana, eliminando produtos de origem animal." 

 

Ou seja, não se pode falar sobre preservação ambiental sem que antes disso adotemos uma postura sensata diante do problema, isso é: adotando uma dieta vegana, livre do consumo e utilização de produtos de origem animal. 

 

Clique aqui e tenha acesso ao relatório completo da Humane Society International a respeito da relação entre a criação de animais para consumo e a destruição ambiental.

 

 

Ao lado separamos alguns vídeos que podem lhe ajudar a refletir melhor sobre a importância do veganismo para a sobrevivência do planeta.

 

Você já imaginou seus próprios filhos e netos vivendo com o racionamento de água no futuro ?

Você sabia que a ONU 

anunciou em 2009 que 

por volta do ano 2025

2/3 da população mundial não terá acesso à água?

 

Entenda porque o consumo de produtos derivados de animais está esgotando com a água do planeta:

Saiba mais sobre o consumo de produtos derivados de animais e a destruição do meio-ambiente. Assista:

© 2013 by Tacc Webdesigners.