Se você AMA uns,

ANIMAIS:

por que COME outros? 

Pelos animais...

Principal motor impulsionador do movimento vegano no mundo, a questão da proteção aos direitos animais é certamente a mais importante de todas. 

               

Todos os anos cerca de 50 bilhões de animais são assassinados cruelmente e desnecessariamente nas centenas de abatedouros espalhados pelo mundo. Esse número gigantesco torna apropriado o uso do termo HOLOCAUSTO ANIMAL nos debates acerca do assunto, numa analogia direta à escravização de africanos e, mais recentemente, à escravização e assassinato em massa de judeus pelo movimento nazista.

 

Ambos movimentos baseavam suas ações na falácia da "lei do mais forte". 

 

Ora, se julgamos e reconhecemos ser errado o tratamento dado aos escravos e judeus anos atrás, qual seria o embasamento moral e lógico que sustentasse a mesma prática hoje para com seres que, ao contrário dos judeus e escravos, são totalmente incapazes de se defenderem sozinhos, fugir ou sequer gritar por socorro? E é justamente essa vulnerabilidade dos animais que despertam o grito de JUSTIÇA! de milhares de pessoas em todo o mundo que se tornam adeptas do veganismo. 

                             

Você já parou para pensar que os animais "escolhidos" pelo homem para serem explorados, escravizados e mortos são os mais dóceis da natureza? Sim! Porcos, vacas, bois, peixes, cavalos, camelos, e todos os demais animais não-humanos explorados pelo animal humano são aqueles que por serem extremamente dóceis permitiram a aproximação humana e sua domesticação. Isso não tornaria o ser humano um ser extremamente covarde?  

 

Muito ao contrário do que pressupõe o ego humano, os animais possuem total consciência de sua condição social. Sabem a diferença entre a liberdade e privação desta. Sabem a diferença entre estar junto de seus filhotes e serem forçadamente afastados deles. Vacas leiteiras na indústria do leite por exemplo, quando têm seus filhotes retirados da sua presença para que a espécie humana possa roubar seu leite, apresentam todos os sintomas que qualquer mãe humana apresentaria ao ver seu filho recém-nascido lhe ser sequestrado. As vacas choram por mais de 20 dias seguidos e durante esse período de tempo seu profundo estado de depressão diminui drasticamente sua imunidade e a produção de leite, fazendo com que esse animal fique severamente doente e então receba antibióticos e hormônios para que possa continuar produzindo leite. E esse processo se perpetua com um final horripilante: enquanto livre na natureza um vaca leiteira poderia viver por cerca de 27 anos, na industria do leite ela não sobrevive 6 anos.

 

Em Julho de 2012, em Cambridge, Inglaterra, um grupo de 13 neurocientistas se reuniram para assinar um manifesto em nome da ciência, afirmando que TODOS OS ANIMAIS possuem consciência (link). Esse documento não só alterou profundamente o panorama científico como também irá causar impactos profundos na sociedade. Philp Low, um dos neurocientistas envolvidos no estudo, diz: "Estou considerando me tornar vegetariano. Temos agora que apelar para nossa engenhosidade, para desenvolver tecnologias que nos permitam criar uma sociedade cada vez menos dependente dos animais." 

 

Esse manifesto, então, incumbe o ser humano de um sentimento não mais de superioridade mas sim de reponsabilidade pela vida das demais espécies animais com as quais compartilha o planeta. A afirmação e reconhecimento por parte da ciência de que os animais possuem consciência implica na afirmação de que o ato de consumir produtos de origem animal não é mais um ato ingênuo e aceitável, mas um ato justificado apenas pela maldade.

O movimento vegano é, portanto, um movimento profundamente alinhado com os mais íntimos sentimentos humanos e nos proporciona a oportunidade de viver de forma prática todas as mais belas filosofias de vida criadas e alimentadas pelos homens nas diversas religiões.

 

Ao lado separamos para você alguns vídeos que mostram imagens reais de toda a crueldade imposta aos animais pela indústria. Assista-os, afinal, toda vez que você consumir produtos derivados de animais estará financiando todo o sofrimento que você vê nos videos. 

 

ANIMAIS

Sorridentes? 

felizes?

Será?

Compare a realidade exposta nos vídeos abaixo com as imagens acima e perceba o sadismo da indústria.

From farm to fridge

Famoso documentário americano que expõe separadamente a crueldade sofrida por vacas, porcos, bois e aves na indústria. 

A separação da vaca e do bezerro

Filmado numa fazenda de produção "humanitária" de leite no interior da França, este curto filme mostra em detalhes os sentimentos da mãe pelo filhote.

Atave - A Avicultura Escancarada

Importante documentário nacional que expõe todo o processo de produção de ovos e frango. O filme foi filmado com autorização dos produtores, pois as fazendas e abatedouros das imagens seguem protocolos nacionais.

Veja o que mais o veganismo pode fazer: 

 - Por você.

 - Pelo planeta.

© 2013 by Tacc Webdesigners.